Dúvidas Sobre Pilates

O que é Pilates?

Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada. Podemos dizer também que o Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.

Pilates trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).

O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilibrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holistica nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”. Atualmente é uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.

Quem pode fazer Pilates?

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Por ser uma atividade individual ou em grupos e ainda supervisionada por um instrutor, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais dos alunos.

Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.

Idosos e Crianças podem praticar Pilates?

É altamente recomendado, inclusive para a terceira idade, já que produz benefícios nas articulações (em caso de artrose). Além disso, previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea. Também não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto. Entretanto, em virtude da exigência de concentração por parte do aluno, durante a execução dos exercícios, não recomendamos que o Pilates seja praticado por crianças. Elas facilmente perdem a atração inicial, entediam-se e finalmente procuram apenas "brincar" durante os exercícios.

Adolescentes podem praticar Pilates?

Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso o que ocasiona desajustes posturais e encurtamentos musculares, muitas vezes acompanhados de dor. A prática do Pilates nesta fase funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses muito comuns nesta idade e melhorando o alongamento geral.

 

Gestantes podem praticar Pilates?

A liberação do médico é sempre muito importante, pois ele terá condições de avaliar se a gestante está apta ou não para realizar determinados exercícios e orientá-la quanto à frequência. Em geral, os professores de pilates recomendam duas vezes por semana. Inúmeros estudos científicos já comprovaram a importância da atividade física durante a gestação. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação.

Oferecemos atendimento personalizado para quem vive esta fase única da vida. Durante a gestação os abdominais favorecem a melhora do equilíbrio muscular e da postura; fortalecem a musculatura do assoalho pélvico, que irá contribuir para o pré e pós parto (ajuda na incontinência urinária), bem como toda a cintura pélvica (quadril) proporcionando uma melhor sustentação com o peso do feto, pois promove o alinhamento da postura, o que contribui para o não surgimento de dores lombares; a melhora do apoio para o útero em desenvolvimento; promovem maior estabilização do tronco e alinhamento pélvico; favorecem o aumento da pressão intra-abdominal, importante na defecação, micção e no parto, entre outros.

Para o bebê os benefícios também são grandes e positivos, pois ao praticar o Pilates, a gestante leva mais oxigênio para ele. Através da respiração ela relaxa mais, e isto é ótimo para o bebê. A prática da atividade física faz toda a diferença para a gestante, pois a disposição dela também melhora muito. Apenas em casos de gestação de risco, hipertensão e diabetes a atividade não seria indicada. Mas isso também é muito relativo, por isso, a mulher deve sempre ter um acompanhamento médico.

O Pilates também me proporciona definição e condicionamento físico?

O Pilates também é muito indicado para aqueles que buscam apenas uma melhora do condicionamento físico e estético, pois, proporciona ganho de força muscular, alongamento e definição da musculatura de uma forma geral. Lembrando que o Método por si só não trabalha emagrecimento (pois não se trata de um exercício aeróbico) e hipertrofia.

Durante a Reabilitação posso praticar Pilates?

Os exercícios do Método Pilates têm seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensação e restrita ao foco da lesão, ela se aplica tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura ou da articulação afetada na fase da pós reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência permitindo que a evolução da reabilitação seja mais rápida.

 

Quais são os principais benefícios do Pilates?

Combate o estresse: os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo;

Ameniza dores: o Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas;

Melhora a respiração: o Pilates trabalha a musculatura respiratória, sendo capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar;

Corrige a postura: Por meio de exercícios de alongamento axial adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar;

Melhora o desempenho na corrida: por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no Pilates, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos;

Trabalha a musculatura: durante a prática, ocorre a ativação simultânea de vários grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais;

Melhora da flexibilidade: trabalhando a extensão de músculos e articulações é possível perceber mudanças positivas;

Estimula a coordenação motora: por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo;

Previne fraturas osteoporóticas: o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea; o fato de melhorar a coordenação motora, auxilia o corpo a ter equilíbrio; estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento à postura.

Fonte: www.minhavida.com.br